Os conceitos básicos do marketing no turismo

Nos serviços turísticos, o cliente é tanto um produtor como um consumidor, e sua produção e seu consumo são realizados em lugar e tempo determinados. No turismo o que se oferece são serviços. O conceito básico diferenciado do marketing de serviços em relação a outros produtos é a intangibilidade e, em especial, o conceito de produção que ela provoca.

A intangibilidade produz uma consequência que produz outra peculiaridade básica dos serviços. Quando você realiza uma reserva em uma determinada pousada e não a utiliza, o serviço não foi produzido. As unidades habitacionais (UHs) não utilizadas são apenas potenciais de serviço ou capacidade de serviço, mas nunca serviço prestado nem serviço consumido.

Em contrapartida, no caso da compra de um eletrodoméstico, mesmo que jamais seja usado, não significa que não foi produzido. Assim, as peculiaridades básicas dos serviços turísticos no turismo rural são: o cliente desempenha uma função básica nos serviços oferecidos.

Quando este interage no processo, o seu cliente é, ao mesmo tempo, produtor e consumidor, e este aspecto deve ser levado em alta consideração por ocasião do desenho de seu produto; os serviços são produzidos e consumidos em um lugar único, não em locais e tempos separados. Um cliente que não pernoitou no quarto reservado não tem como levar seu pernoite e, mesmo que o faça em outro dia, já será outro serviço.

Poderá pernoitar em outro hotel, mas este também será outro serviço. Ou seja, os serviços não podem ser armazenados. Um pernoite perdido jamais será recuperado. Manter seus clientes é mais importante do que conquistar novos compradores, porque os clientes são compradores conquistados, enquanto os novos compradores são apenas compradores potenciais. 


Faça Parte! Adicione seu e-mail e receba mais informações