Nome negativado no SPC e Serasa? Veja o que fazer

As surpresas do cotidiano levam muitas pessoas a contrair dívidas com bancos, cartões de crédito, lojas, entre outros. Caso a pessoa não quite as dívidas, seu nome é incluso no Serviço de Proteção do Crédito (SPC) e no Serasa.

O país já possui mais de 62 milhões de pessoas com nome negativado. Essas pessoas não podem fazer financiamentos, solicitar cartões de crédito ou débito, além disso muitos bancos impedem que essas pessoas abram conta corrente ou poupança. Dessa forma, muitos especialistas recomendam que as pessoas evitem ao máximo contrair dívidas.

Muitas vezes essas pessoas nem sabem que o nome está negativado. Quando isso acontece, a lei obriga a empresa credora a enviar uma carta informando o ocorrido e o prazo para regularização da dívida. Após isso, caso o cliente não regularize a situação, o nome é incluído no SPC ou no Serasa.

Saber se o nome está negativado é muito simples. Veja o passo a passo que você pode seguir em cada empresa de proteção do crédito.

Como consultar dívidas no Serasa?

Acesse o site do Serasa e clique em “Consultar meu CPF”. Crie uma conta informando os dados pessoais solicitados. Concorde com os termos de utilização do serviço e finalize o cadastro. Faça login e verifique sua situação. Nessa página também é possível parcelar a dívida e realizar o pagamento.

Como consultar dívidas no SPC?

Fazer a consulta no SPC é muito simples. A única diferença em relação ao Serasa é que esse serviço cobra uma taxa de acesso. Acesse o site da empresa e compre créditos para realizar a consulta. O serviço custa em torno de 10 reais. Você vai ter acesso a informações que incluem seu CPF, endereço e consultas feitas no seu documento nos últimos seis meses.


Faça Parte! Adicione seu e-mail e receba mais informações