É possível se aposentar através do BPC? saiba mais sobre o BPC e suas condições

A aposentadoria é algo que em certa idade todos nós teremos direitos de possuí-la. Existem várias aposentadorias diferentes como por exemplo a aposentadoria por idade urbana ou a aposentadoria por tempo de contribuição.

Todas elas criadas para ajudar pessoas com deficiência ou da terceira idade que possuem baixa renda. Mas especificamente, a aposentadoria pode ser definida como o afastamento remunerado do trabalho. Em sua grande maioria, as aposentadorias são custeadas pelo sistema de Previdência Social, o mesmo sistema em que os contribuintes pagam durante a vida.                                                                                                                                         

Um dos direitos que pessoas com baixa renda tem, é o Benefício de Prestação Continuada, conhecido também pela sigla BPC.

Conheça este benefício

Ele é um tipo de benefício mensal que tem o valor que equivale a um salário mínimo, que atualmente no ano de 2020 tem o valor de $1.045. Ele beneficia pessoas com deficiência, idosos a partir de 65 anos, e pessoas que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família, porém este direito só é aplicado caso seja comprovado a real necessidade do recebimento do auxílio.          

O BPC é garantido e aprovado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

É possível se aposentar através do BPC?

Para todos aqueles que já estejam em fase de possuir sua aposentadoria mas não contribui com  o INSS, certamente não será possível realizar sua aposentadoria, mas caso você se encaixe nas condições de possuir o BPC, você pode solicitá-lo pois trata-se de uma ajuda para sobrevivência do segurado que não tenha contribuído o tempo necessário para a concessão de aposentadoria. Lembrando que o BPC se aplica apenas para portadores de deficiência, idosos acima de 65 anos e que estejam vivendo em condições críticas em relação a valores e necessidades básica. 


Faça Parte! Adicione seu e-mail e receba mais informações