Conheça o Rio Chobe o maior rio do sul da África

O rio Zambezi, nasce em Angola e, correndo para sudeste, atravessa a região de Caprivi, na Namíbia, até alcançar o rio Chobe, em Botsuana, cerca de 70 km acima das cataratas Vitória.

As chuvas de verão em Angola geralmente atingem a confluência dos rios em abril ou maio. Com a cheia, o Zambezi domina completamente o Chobe, muito menor, cujas águas são então empurradas com tanta força que ele parece correr em sentido contrário. Os rios são o habitat de imensas manadas de hipopótamos e muitos crocodilos-do-nilo gigantes.

Fêmeas de crocodilo podem ser vistas protegendo seus ninhos nos bancos de areia do rio Chobe. Há ainda várias espécies de pebces, entre os quais o mais conhecido talvez seja o peixe-tigre, um predador voraz. Quando as águas baixam, a relativamente rara perdiz-do-mar aparece para se alimentar nas corredeiras do rio. A extensa área entre os rios é composta principalmente por sedimentos do Zambezi.

Plantas como o junco são cultivadas nessas ilhas. Durante as cheias mais intensas, porém, a água inunda as plantações, o que obriga tanto as pessoas quanto os animais que habitam as ilhas a se mudarem para terras mais altas, fora do vale. A região do Chobe detém a maior concentração de elefantes da África.


Faça Parte! Adicione seu e-mail e receba mais informações