Confira quais as condições para solicitar o BPC/Loas?

Milhões de brasileiros não possuem o privilégio de contribuir para previdência. Vários trabalhadores não têm condições em contribuir para Previdência Social ou o INSS –  Instituto Nacional do Seguro Social.

Mas é possível receber o BPC sem ter contribuído. Basta apenas, comprovar que não é capaz de participar de atividades ativas na sociedade e não ter condições de se manter financeiramente, nem ser mantido pela família.

É possível receber benefício sem tem contribuído para a Previdência Social?

Sim! É possível, para receber o benefício o incapaz precisa comprovar que possui baixa renda, que seja idoso acima de 65 anos ou deficientes físicos, sensoriais ou intelectuais, com intuito De proporcionar uma condições mais digna ao cidadão.

Como receber o BPC/Loas

Para solicitar o benefício o indivíduo precisa estar dentro das normas estabelecidas. Por exemplo, comprovar que não é capaz de participar ativamente em atividades da sociedade e não tem condições de prover o auto sustento por meio de trabalhos ou recursos próprios.

No ano de 2019 o valor pago pelo sistema BPC correspondeu a quantia de 998 reais. Com base na reforma da presidência e no aumento do salário mínimo, no ano atual o valor a ser recebido é de 1.045 reais mensais. Vale destacar que quem recebe o benefício não está sujeito a receber o 13º salário ou pensão por morte.

Quais as condições para solicitar o BPC/Loas?

Para solicitar o benefício, o participante precisa atender alguns requisitos:

●     Ter idade igual ou acima de 65 anos, ou possuir deficiência física, intelectual, sensorial ou mental;

●     Possuir uma renda familiar de até 1/4 do salário mínimo vigente;

●     Não possuir outro benefício, excerto assistência médica;

●     Inscrição no sistema Cadastro Único dos Programas do Governo Federal (CadÚnico).

Caso não possua o cadastro no CadÚnico, será necessário ir a um posto do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – e fazer a solicitação. Se porventura a família já se encontra cadastrada no sistema, solicite a atualização dos dados e solicitar o benefício. Vale destacar que a solicitação do BPC pode ser solicitada a distância. Embora, o comparecimento é presencial, sendo obrigatória para a comprovação das condições do requerente.

A atualização dos dados pode ser feita na página do site oficial do INSS. Após visitar o site, terá que procurar o menu INSS e está logado para fazer as atualizações necessárias. Estando em seu painel, assim que o cadastro for atualizado, cheque todas as informações para que não dê problema na solicitação do benefício.


Faça Parte! Adicione seu e-mail e receba mais informações