Como participar de trilhas com sua moto?

Participar de trilhas envolve muito mais variáveis e pode ser muito mais exigente para você e sua motocicleta. Isso não apenas influenciará o tipo de moto que você provavelmente irá pedalar, mas também determinará a maneira como você planeja sua viagem, o que você leva com você e de que forma carrega.

Debata-se sobre qual é a melhor moto para andar em trilhas, mas, quando se trata de empurrar, existem muitas máquinas que podem torná-la uma trilha de terra. As motos de trilha de pequena capacidade são projetadas para lidar com o tipo de pilotagem difícil que você provavelmente encontrará e, na realidade, são as motocicletas mais adequadas para o trabalho. 

As motos de aventura maiores também são capazes, especialmente com um bom piloto a bordo; para terrenos mais suaves ou superfícies fluidas, eles podem surpreendê-lo com sua capacidade, mas quando as coisas ficam difíceis e as pistas ficam rochosas ou com sulcos, o peso realmente começa a trabalhar contra elas. Nesse sentido, elas provavelmente não são as melhores motos para um novato, apesar de sugerir os vídeos promocionais de ação. Uma coisa que você terá que aceitar é que, ao tirar sua moto do asfalto, as chances de danificá-la são muito maiores. É tão fácil dar uma queda e largar a máquina; você vai ter arranhões e aperreio. Ter uma boa proteção básica, como proteções manuais e do motor, ajuda muito e, sem os pneus certos, você também terá dificuldades. 

A regra básica é que, para o motociclista novato, a melhor moto é aquela que você pode dar ao luxo de largar e aquela que você pode manipular melhor. Leve e barata é o que você idealmente precisa, embora, com o aumento do custo desses tipos de motos de trilha, nada seja tão barato quanto costumava ser, com máquinas procuradas, como a Suzuki DRZ400 e a Yamaha TTR250s, frequentemente buscando um valor maior. Uma opção mais recente é a Honda CRF250L, que é incrivelmente amigável para iniciantes e mantém bem o seu valor.

Então, se você está pensando em se aventurar fazendo trilhas, lembre-se que a sua segurança vem em primeiro lugar, divirta – se com prudência, evitando assim gastos desnecessários.


Faça Parte! Adicione seu e-mail e receba mais informações