Agilidade no trânsito de moto: saiba como manter a segurança com sua moto no trânsito

A moto é um veículo que facilita a vida do cidadão no dia a dia e é mais vantajoso do que o carro. Mas cada caso é um caso. A motocicleta, além de proporcionar a sensação de liberdade, agilidade e economia, traz alguns riscos que podem comprometer a vida.

Possuir uma motocicleta como meio de transporte facilita muito no cotidiano. Principalmente em tempos pesados no trânsito que o condutor dribla sem medo.

Por conta dessas facilidades de uma moto, o condutor precisa ter uma postura e comportamento onde a atenção e as regras de trânsito sejam prioridades, visto que, oferecem uma proteção ao condutor e o veículo.

Todas as pessoas que possuem o próprio veículo, automaticamente, são responsáveis pela própria segurança e das demais pessoas que compartilham da mesmas vias. As regras de trânsito são para todos e não devem, de forma alguma, ter negligência. No dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional do Motociclista, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os representantes do Detran alertam a necessidade de manter as motocicletas regulares e aderirem a equipamentos de proteção.

Para lhe ajudar, listamos algumas dicas elaboradas pela Associação Brasileira de Motociclista (Abram) com o intuito de ajudar a melhorar a segurança dos condutores.

1 – Certificar se a motocicleta está em ordem

Para manter a segurança do condutor e demais condutores é de extrema importância certificar se a motocicleta está em ordem. Como sabemos, os veículos são desenvolvidos espelhados no corpo humano. Cada uma peça depende da outra. Caso uma esteja irregular, comprometerá as demais causando o mau funcionamento e induzindo a um possível acidente.

2 – Utilize sempre equipamento de segurança

Ao fazer uma viagem curta ou longa o condutor precisa estar usando capacete, jaqueta e calça de tecido resistente (couro), utilizando sempre botas ou sapatos reforçados e luvas.

3 – Mantenha a velocidade regular

Outra dica de segurança fundamental que não pode ser deixada de lado em nossa lista é a respeito da velocidade. Quanto mais o condutor acelera, menor será o tempo de reação para escapar do perigo. Então, mantenha a velocidade de acordo com as regras de trânsito, respeitando sempre as placas nas vias.


Faça Parte! Adicione seu e-mail e receba mais informações