Como viajar de graça pelo Brasil e pelo mundo

Quem não gosta de viajar? Curtir as férias com a família, ter um momento de lazer? Esse é o desejo de muitos.

Viajar de avião requer custos, porém, você pode economizar bastante e, até, fazer a viagem sair de graça. Quer saber como? Vamos conferir!

Use o ID Jovem!

Para fazer o ID Jovem, basta acessar o site desse programa, preencher o formulário com seus dados e emitir o cartão. Cabe ressaltar que não são aceitas passagens via internet. A solicitação da passagem deve ser feita no guichê do ônibus.

São disponibilizadas duas passagens gratuitas. Mas o jovem pode pagar só a metade da passagem a logo a partir da segunda. Por conta disso é estabelecido um período de no mínimo três horas de antecedência no pedido da viagem.

Se a empresa de transporte não aceitar o cartão, a pessoa pode solicitar uma justificativa escrita de formalmente, incluindo a data, o local, o horário e o motivo da recusa. Após, basta encaminhar a denúncia à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) ou ligar para 166.

Voos da Força Aérea

Muitos não sabem, mas é possível viajar nos aviões da Força Aérea gratuitamente, sem precisar de autoridade política ou ser militar. Vários aviões da FAB viajam diariamente por todo território nacional com assentos disponíveis. Para saber os procedimentos, acesse o site oficial da FAB. Vale ressaltar que as opções são registradas, ou seja, você não pode escolher horários ou realizar muitas demandas de viagens.

Produtos no exterior

Essa é uma estratégia bastante conhecida. Você pode trazer encomendas para seus amigos, basta apenas, fazer o planejamento e avisar a companhia. Recomendado não levar muitos itens para não ser taxado na alfândega. Recomendo transportar itens pequenos.

Overbooking

As empresas aéreas vendem mais passagens ultrapassando o número de lugares disponíveis, visto que, não querem sair no prejuízo. Com base nas pesquisas, normalmente entre 10% a 20% dos assentos ficam vagos, ocorrendo as vendas extras. Essa ação não é norma no Brasil, é algo que ocorre o tempo topo, permitindo que você tire proveito desta situação.

Procure marcar os voos sempre nos finais de semana, por exemplo, nos domingos ou durante a semana sempre pela manhã, nos horários cheios.

Mas, atenção, recomendamos que você compre com antecedência para evitar pagar caro.

Assim que realizar o check-in, pergunte se o voo está lotado. Caso tenha overbooking, dê o ponta pé inicial para voluntarie-se para viajar no próximo, caso o recompensarem com o voucher para viagens futuras.

O voucher é conhecido por proporcionar viagens de graça em outro momento, garantindo até, hospedagem e alimentos gratuitos, pagos pela companhia aérea devido ao overbooking. A sua meta é, não ter pressa em chegar ao seu destino. Esse método garante a recompensa em dinheiro, caso prefira em não receber o voucher.

Milhas

Você que gosta de viajar, essa pode ser uma excelente opção. As milhas são uma excelente opção para quem deseja viajar mais pagando menos. Caso não esteja acumulando milhas, está perdendo a oportunidade de viajar gastando menos. Cadastre-se em programas de milhas.

Parentesco/amizade com tripulantes

Essa opção possa ser limitada, pois alguns viajantes ou até mesmo parentes que trabalham no ramo ganham privilégios, como: ganhar uma passagem gratuita, levar um acompanhante, ter descontos, entre outros. Caso tenha algum conhecido que goste de viajar ou parente que trabalhe no ramo, não tenha medo de perguntar se possui algum benefício.


Receba mais informações gratuitamente