Aposentadoria por idade: veja o valor a ser recebido

A Reforma da Previdência alterou vários benefícios, levando as pessoas a aprenderem as principais regras da aposentadoria com novos termos. Agora que a previdência foi reformulada e aprovada, em 2020 será possível se aposentar por idade. Visto que, para requisitar o benefício precisa ter contribuído para a Previdência Social por um certo período.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é concedida para todos os trabalhadores urbanos que contribuíram para o INSS, visto que, precisam cumprir o requisito da idade mínima.

Antes da reforma ser aprovada, a idade mínima para solicitar a aposentadoria era de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens. Por conta do avanço da expectativa de vida dos brasileiros, o Governo aumentou a idade com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência. As regras reformuladas, passou a ter direito a aposentadoria com a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Não é apenas solicitar a aposentadoria por conta da idade, o INSS exige que o indivíduo tenha no mínimo 30 anos de contribuição, para mulheres e 35 anos, para homens. Antes o tempo mínimo de contribuição era de 15 anos de contribuição das mulheres e 20 anos para os homens.

Valor a ser recebido da aposentadoria por idade

Uns tempos atrás, o indivíduo recebia mensalmente a aposentadoria por idade que correspondia a 70% do valor integral mais 1% para cada ano de contribuição, visto que, o acréscimo de porcentagem anual de colaboração não podia ultrapassar 30%, ou melhor, aposentado por idade mínima não arrecada mais que 100% do valor integral da aposentadoria. 

Após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) uma nova regra entra em vigor. Os aposentados só receberão 100% do benefício se comprovarem ter 40 anos de contribuição para homens e 35 anos para mulheres. Vale ressaltar que o pagamento possa ultrapassar 100% da média, caso ocorra atraso no pagamento no tempo mínimo de contribuição. 

Caso esteja dentro dos novos requisitos da nova Reforma Previdência leve os documentos necessários e solicite sua aposentadoria no INSS.


Receba mais informações gratuitamente